Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011


CURSO - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC’s
100 hs, divididos em aulas presenciais e à distância, destinados a professores do sistema público de ensino

Este curso é dividido em quatro unidades no qual será destacado a seguir cada unidade e as atividades referentes a cada uma delas. Iniciei este curso na escola Glória Perez, mas devido a um curso de nivelamento de mestrado tive que mudar os dias do curso, passei a participar na escola Elozira dos Santos Thomé. Iniciamos este curso abordando a disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, colocando-nos diante de rápidas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação; e em especial, perante os avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula.
Isso exige de nós professores, a constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimentos e, também, desenvolvimento de diferentes modos de obter informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. 
Diante dos avanços tecnológicos, nossa profissão requer um novo perfil de profissional e de cidadão que coloca para a escola novos desafios, pois com as mudanças não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mercado de trabalho daqui a alguns anos.

Unidade 1 - Tecnologias de informação de junho de  e comunicação na educação.

Atividade 1.1 – Encontro presencial: com reflexões iniciais a cerca dos desafios que o professor encontra em seu dia-a-dia em sala de aula e suas expectativas diante das novas demandas da sociedade atual. Tendo como leitura básica o texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” de Juan Ignacio Pozo.
Realizada a atividade 1.1 fizemos uma leitura sobre a Identidade do Professor de Antonio Nóvoa (2001) no qual ele diz que "É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje, os professores tem que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado.” Com base nesse texto passamos a próxima a atividade.

Atividade 1.2 – Publicada no Fórum: reflexão e registro acerca das questões:
  • O que é ser professor hoje?
  •  Quem sou eu (professor) neste contexto?

A escola diante deste novo panorama da sociedade

As tecnologias e as mídias ganham espaços no contexto da escola, e para aprofundar a reflexão sobre educação e tecnologia, foi recomendado que assistíssemos à entrevista do prof. Dr. Ladislau Dowbor que afirma que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimentos que hoje se multiplicam diante dos avanços tecnológicos.

Atividade 1.3 – Diário de Bordo: reflexão sobre Educação e Tecnologia com as seguintes questões:  Como a escola vem lidando com as novas tecnologias? Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?

Atividade 1.4 – Encontro presencial: em grupo realizamos um levantamento das tecnologias existentes na escola bem como os modos de utilização das mesmas.
Feito o levantamento, houve socialização e registro de alguns questionamentos:

1. O uso das tecnologias na escola é definido com base em quais critérios? 
Planejamento e agendamento com antecedência. Em nossa escola, encontramos dificuldades em executar determinadas atividades no laboratório, devido ao espaço ser insuficiente para acomodar uma turma.

2. Quais os problemas que influenciam o uso dessas tecnologias?
·         Poucos recursos tecnológicos, e estrutura inadequada ou débil.

3. Os computadores e internet foram inseridos nas atividades curriculares para fazer as mesmas coisas que eram antes ou proporcionaram práticas inovadoras pautadas na autoria e participação ativa dos estudantes?
·         Proporcionaram práticas inovadoras.

4. Houve mudança na atuação docente?
·         Sim, pois queremos utilizar as tecnologias pra levar o aluno a novos caminhos, novas formas de aprendizagem.

5. O que mudou na aprendizagem dos alunos?
·         Quase nada, pois os mesmos não desejam utilizar as novas tecnologias em beneficio dos estudos.

6. Que novos aspectos requerem maior atenção de nossa parte?
·         O manuseio dessas tecnologias.

Atividade 1.5 – Biblioteca>Material do aluno: 30 de julho e 13 de agosto de 2011 trabalhamos com o programa Software Cmap Tools com objetivo de elaborar um Mapa Conceitual priorizando aprendizagens significativas até o presente momento do curso.